quinta-feira, 28 de julho de 2011

Depoimento de Edson Kudo sobre patrocínios e avanços do Brasil na Luta Olímpica

 Edson Kudo / (Foto: Arquivo Pessoal)

Edson Kudo é um dos principais pioneiros do wrestling no Brasil, e sua equipe o Kudo Wrestling Team deu ao país alguns de seus principais campeões além de lapidar as quedas de talentos do MMA.

Em depoimento, o técnico fala de investimentos no esporte e a participação da CAIXA em todo o processo:

“Com as Olimpiadas em 2016, muitas empresas estão interessadas em patrocinar as modalidades olimpicas, por 2 motivos: Lei de Incentivo fiscal e Projeção na midia.

A Caixa Economica Federal, é um exemplo de como um simples apoio de patrocinio para os esportes olimpicos, geram resultados fantásticos como a medalha de ouro nos
ultimos Jogos Olimpicos de Maurren Maggi (atletismo). Isso prova que com o mínimo de investimento podemos ganhar medalha de ouro em qualquer campeonato ou Torneio em nível mundial. Mais do que patrocinio aos atletas, precisamos de mais estrutura para treinamento . A Luta, por exemplo, ganhou um excelente espaço no SESI de Osasco, mas muitas modalidades ainda estão sem estrutura.
Todo patrocinador apóia as modalidades que mais se identificam com a cultura da empresa, e também aquela que trará mais visibilidade e retorno de mídia. Infelizmente modalidades que ainda não tem visibilidade e não são muito populares ( no Brasil) e acabam passando por dificuldades.

O patrocínio da Caixa para a modalidade Luta Olímpica com certeza está sendo muito importante,. Desde que recebemos o apoio da Caixa, tivemos bons resultados em torneios Internacionais. Obtivemos a oportunidade de fazer vários intercâmbios com Cuba, México, EUA e outros países fortes, também contratamos 2 técnicos cubanos e hoje temos toda infraestrutura para treinamento de Alto Rendimento.

Quanto aos atletas peso pesado que buscam para as Lutas, é decorrente do MMA. Em qualquer esporte de combate, na categoria máxima, o numero de lutadores é sempre menor
que outras categorias medianas. Como no MMA a categoria dos pesados é até 120 kg, sendo que muitos lutadores de diversas modalidades estão migrando, justamente por ter mais oportunidades
porque mesmo no MMA essa categoria também é carente de lutadores.

Resumindo, nos E.U.A investe-se para cada campeão olimpico cerca de U$$ 1.000.000,00 por ano. Com todo este investimento para os atletas americanos, nós atletas brasileiros milagrosamente conseguimos vencê-los, sem patrocínio, sem estrutura e sem apoio.

A genética do Brasileiro é uma mistura de raças, por isso é chamado de PIT BULL pelos Americanos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário